quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O CONHECIMENTO DE DEUS E O CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS


Comentário sobre o Primeiro Capítulo das Institutas da Religião Cristã de João Calvino

Eder Marques


Calvino inicia o primeiro capítulo em sua Instituição da Religião Cristã, com uma introdução sobre a verdadeira sabedoria. Para Calvino a verdadeira sabedoria é uma sabedoria sólida, que se compõe de duas partes: O conhecimento de Deus e o conhecimento de nós2.

Pelo fato de existir entre elas muitos laços que as ligam, ou seja, que dão sentido uma a outra, e que as fundamente profundamente, dificultando a identificação da precedência; fica difícil conhecer qual é anterior e posterior; qual vem primeiro dando à outra fundamento para existir. Como disse o próprio Calvino: “quem precede e gera a outra?”.3

Inicialmente, precisamos saber que para Calvino é importante a união destas duas partes. Na verdade, com o desenvolvimento da leitura descobriremos que Calvino deixa evidente que no seu pensamento sobre os dois pólos do conhecimento, existe um conhecimento que precede e que é superior ao outro: O conhecimento de Deus.

Ainda que de inicio Calvino lance uma suposta dúvida sobre qual conhecimento antecede ao outro, ao ler o seu primeiro capítulo, fica evidente que ninguém pode olhar primeiramente para si, em busca de autoconhecer-se; sem que se volte imediatamente, de uma forma instantânea e automaticamente, seus sentidos para Deus. Por que é de lá que se percebe conscientemente que Nele: vivemos, movemos e existimos4.

Pelo fato de sermos apenas subsistência no Deus Uno, não devemos ter dúvida que as qualidades que nos fazem sobressairmos provêm unicamente Dele. Que tanto o conhecimento de Deus, que é o ponto de partida para o conhecimento sobre nós, é fruto de Sua graça e vontade. Calvino ilustra muito bem quando afirma ser “como gotas que caem do céu sobre nós, somos conduzidos como que um regate para fonte”5 .

Deus é a fonte de toda a sabedoria. O conhecimento de Deus é a única maneira de preencher o ser faminto por razões de existência, que somos nós seres humanos. Que buscamos nos alimentar em todo e em todos, menos em Deus.

É no conhecimento de Deus, ou o conhecimento sobre Deus, que encontraremos o conhecimento sobre nós. É no encontro com Deus que nós nos encontramos.

Calvino nos leva a pensar sobre isso. Ainda que um conhecimento precise do outro para a fundamentação e sentido, conhecer a Deus primeiramente é o sustentáculo para o nosso conhecimento. Conhecer a Deus e desfruta-lo Dele eternamente, é a razão de existir.



2 CALVINO, João. A instituição da Religião Cristã. São Paulo: Ed. Unesp, 2007, p.37.

3 Ibidem, p. 37

4 Atos 17.28.

5 Ibidem, p. 37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário